{Além da superfície}

Postado em 10/07/2012 às 06:45:43

"Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida." (Provérbios 4:23)
"Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração." (Mateus 6:21)


Diante de uma febre alta, nossa reação é tomarmos um medicamento antitérmico. Depois de tomarmos, sentimos a temperatura do corpo normalizar. Se a febre insiste, voltamos a nos medicar, na esperança de que tudo se normalize. Mas podemos estar cometendo um erro de estratégia na luta contra a enfermidade: esquecer de procurar a causa da febre. A febre é somente uma consequência, um aviso de que algo está fora do normal. Atacá-la, diretamente, é gastar tempo, energia e dinheiro, pois o problema não é a subida da temperatura e, sim, uma provável infecção.


Assim também ocorre quando lutamos contra a impureza sexual em nossas vidas. Gastamos muita energia (quando gastamos) atacando consequências e, não, causas. Tentamos, a todo custo, eliminar a pornografia, a masturbação, a sedução, a transa fora do casamento, mas o problema não está na superfície. Práticas sexuais ilícitas apenas revelam a sujeira (impureza) que instalou-se no coração. A raiz da sensualidade não reside em nossos membros, mas no coração. Por isto, Deus é tão preocupado com nossos corações. Nele (coração), nascem sentimentos e anseios corrompidos. Nosso coração é enganoso e inclinado a nos colocar em armadilhas.


Entorpecidos por sentimentos como rejeição, raiva, injustiça, abandono e frustração possibilitamos o surgimento de uma incrível necessidade de prazer para fugir da realidade. Diante de momentos assim fazemos uso do "tudo me é permitido", nos esquecendo do "nada me domine" (1 Coríntios 6:12). A boa notícia é que nosso coração é fortemente influenciável. Então, vamos usar esta característica a nosso favor. A dica é: mesmo que você não sinta, mesmo que não esteja muito a fim de fazer o que agrada a Deus, mas se acredita na verdade divina e a quer para sua vida, então declare isto, em voz alta; alimente-se da Palavra de Deus; repita os princípios... Assim, seu coração será influenciado. Chega de perder tempo tratando sintomas. Na luta em favor da pureza sexual, invista suas forças nas verdadeiras causas. Pense no que tem levado você a desejos impuros. Converse com alguém de sua confiança em busca de apoio e conselho (Provérbios 15:22). Vá além da superfície...
Mergulhe!