{Sob Controle}
" 'Tudo me é permitido', mas nem tudo convém. 'Tudo me é permitido', mas eu não deixarei que nada me domine." (1 Coríntios 6:12)
"Pois o homem é escravo daquilo que o domina." (2 Pedro 2:19b)
Imagine um mundo sem cor, sem música, sem sabor, sem emoções! Você consegue? Agora, imagine um mundo sem os sentidos: tato, audição, paladar, visão e olfato! Neste mundo imaginário não seria possível sentir texturas, detectar temperaturas, diferenciar sabores, distinguir cores e cheiros. Não haveria emoção, atração, sedução... desejo. Pois sem sentir, não há como desejar. Todos somos dotados com a incrível capacidade de desejar. Esta capacidade nos foi atribuída pelo Criador, que tinha em mente nosso total usufruto dos sentidos, das emoções, das sensações... dos desejos.
Não há nada de errado em sentir desejos. O problema é quando o desejo passa a nos dominar. O desejo, quando corrompido, pode virar um tirano que dita o que devemos comer, vestir, usar e desejar mais. O desejo corrompido deseja desejar mais e mais, em um ciclo constante onde nada satisfaz, pois não há como satisfazer este tipo de desejo. Ele é como a areia movediça: quanto mais nos movemos, dentro deles, mais afundamos e sucumbimos, mais presos ficamos em suas entranhas. Sob o controle do quê (ou de quem) você permanece hoje? Entorpecidos por sensações e prazeres, muitos fazem uso do "tudo me é permitido" mas se esquecem do "nada me domine".
O permitido, sem o devido controle, pode, facilmente, transformar-se no carrasco que vai subjugar seu corpo, mente e relacionamentos. Existe algo (ou alguém), além de Cristo, que ocupa tanto espaço em sua vida e agenda, a ponto de você se considerar incapaz de viver sem? Se a resposta for sim, então fique alerta! Você pode estar sendo escravo desse algo (ou alguém). Tem nos ajudado bastante a aplicação de duas perguntas diante de situações, hábitos, pessoas, escolhas, convites ou pensamentos diversos: "Isso convém?"; "Isso domina?". Se existe algo que não convém (está de acordo) com um discípulo de Jesus ou que domina (tem poder para subjugar), que não o próprio Jesus e Sua verdade, então deve ser afastado. Considere colocar seus desejos sob a luz da verdade de Deus, O qual satisfará os desejos do seu coração, do jeito e no tempo dEle. Acredite, Ele sabe o que faz!