Quem é o meu próximo?

Postado em 29/06/2012 às 15:16:22

Há algo em comum que nos aproxima. Somos comuns, porque servimos ao mesmo Deus. Somos comuns, porque congregamos na mesma igreja. Somos comuns, porque participamos do mesmo grupo, temos o mesmo estilo, pensamos de igual maneira sobre diversos assuntos, etc. Essas são algumas características que nos torna próximos indistintamente, assim como nossa fé nos torna próximo apenas de alguns.

Quando foi perguntado a Jesus, "Quem é meu próximo?", Ele proferiu diante de seus ouvintes a parábola do Bom Samaritano, como que lhes querendo dizer: não se deve perguntar, quem é meu próximo, mas deve-se fazer um deles. A pergunta apropriada não é: "Quem é meu Próximo?", devemos perguntar: "Quem é o Próximo?" Esta é a melhor tarefa e a mais árdua para os cristãos nos dias de hoje.

Quando pergunto: "Quem é meu Próximo?", é como se eu estivesse delimitando a quem devo servir e quem é digno de meu serviço. O servir tem que ser em amor, amor este já expresso e que nos foi dado mediante a graça. Para aquele homem, não importava quem o ajudasse, se fosse um Sacerdote, Levita ou Samaritano. Deus se tornou um de nós, Ele escolheu servi ao homem, não nos discriminou, esteve com todos e serviu a todos, foi pão para alguns, água para outros e vinho para todos. Compartilhou de si com toda humanidade.

Enquanto fico indagando "quem é meu próximo", dos céus ecoa a voz do Espírito de Deus perguntando: "Quem enviarei?", "Quem ha de ir por mim?".


Kleber M. Felix